10 de dez de 2014

Perguntas e respostas sobre natal de agnósticos e ateus.

Eu e meu irmão no natal de 1999.

Respondendo aquela pergunta frequente ‘ateu comemora o natal?’
Natal, a festa do capitalismo.


Ateus enfeitam suas casas?

Alguns sim. Vai fazer presépio em casa? Minha mãe é cristã e se ela quiser fazer um presépio eu não vejo problema algum, assim como se ela fosse satanista e quisesse montar um altar pra satan eu não iria me incomodar. 
A questão é que eu amo enfeites natalinos desde criança, além de divertido, enfeitar a casa é uma tradição familiar.
Gosto da maioria dos enfeites, adoro as esculturas e trabalhos manuais e gosto do presépio, com o menino Jesus, Maria, as ovelhas e tudo mais, pela mesma razão que gosto dos bonecos de neve (você coloca esse tipo de enfeite pra quê? Nem neva por aqui), do pisca pisca, das renas, da arvore de natal.
São apenas enfeites de um conto popular, como saci pererê, curupira do nosso folclore. 
Assim como no nordeste fazem festa da lenda do Boi-Bumbá e nem por isso quem festeja acredita na história.
Assim como em alguns países comemoram o dia das bruxas e nem por isso eles acreditam em bruxas.


Ateus desejam feliz natal?
Quando digo ‘feliz natal’ eu interpreto uma frase como 'felicidades' simplesmente estou desejando tudo o que há de melhor para a outra pessoa, agora querem que eu faça o quê quando me dizem “feliz natal”? Como sinal de respeito eu desejo o mesmo de volta. 
Se eu explicasse “olha não acredito em Deus” a maioria acharia falta de educação da minha parte, além das mil baboseiras que iriam me dizer já que falar que é descrente já é interpretado como falta de respeito.
Daí você deseja ‘feliz natal e já pensam ‘olha o ateu hipócrita’ nada ta bom para a maioria dos religiosos.
“Hipócritas, comemoram o nascimento de Jesus em uma festa e blá, blá, blá”.
 Não comemoro nascimento de pessoa nenhuma.
 A igreja católica adaptou para aniversário de Cristo a data, então quem vive uma farsa é você, não eu.
Assim como várias igrejas evangélicas comemoram festas juninas, sendo que é uma festa de celebração de santos populares que na verdade nem é católica, é pagã.
Pra vocês verem como os católicos são tão plagiadores, copiam todas as festas pagãs, assim como copiaram seu Deus de outros deuses.


Significado do Natal para mim:
Não vejo nada religioso até porque eu vejo isso como um dia de família, comidas típicas que minha mãe e eu fazemos nessa data, troca de presentes, episódios especiais de supernatural de natal que meu irmão Alex separa, algumas músicas. E muito papo bom, ninguém falando nada sobre deuses, apenas sobre a vida, coisas boas.

Desde criança eu gosto muito do natal, o fato é que nessa data passo dois dias seguidos junto a minha mãe cozinhando as coisas para serem feitas no ‘grande’ dia, quando eu era pequena montávamos a árvore de natal e passeávamos pelo cento da cidade, meu pai dirigia por um tempão pra vermos todos os enfeites e depois acabávamos por tomar sorvete, me sentia uma princesa diante tanta iluminação haha.
Sempre foi tudo muito mágico, o único motivo da festa é desfrutar da presença e carinho das melhores pessoas desse mundo: minha família.

"É ateu até ganhar presentes"
Primeiro que eu presenteio quando eu quiser.
Segundo que presentes são manifestações de carinho.
Terceiro que vocês esqueceram que ganhamos presentes do papai noel, não de uma outra divindade.
Aliás acho que nenhum de vocês deveriam ganhar um presente e sim dar seus presentes pra Jesus, afinal, não é ele que é o aniversariante?

"Ateu deveria trabalhar no natal"
Assim como os adultos deveriam trabalhar no dia das crianças.
E pessoas brancas deveria trabalhar no dia da consciência negra.
E todos que não estavam lutando pela independência em 1822 não deverá comemorar a data. Ta entendendo o quão patético é isso tudo?


"Ateu não deve comemorar natal"
Assim como nenhum crente na bíblia não deveria comemorar o natal também, como já dito é uma festa pagã! Como eu já disse, não vemos essa data como algo religioso, só mais um feriado. Aliás, cada um faz o que quer, se isso te incomoda então que tal cuidar da sua vida?


Não sei o que é mais chato crentes vindo dizer que os ateus não podem comemorar o natal ou os ateus explicando que a festa é de origem pagã.
Ignorar o responder? Questão do meu humor no dia.

trilha sonora de hoje: Papai Noel Velho Batuta - Garotos Podres




Nenhum comentário :

Postar um comentário